Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BAIÃO CANAL | Jornal N.º 7 - Maio 2021

BAIÃO CANAL | Jornal N.º 7 - Maio 2021

JSD | Confiança. Capacidade de adaptação. Resiliência.

JSD

É cada vez mais importante que se pense nos impactos que o último ano teve no bem-estar físico e psicológico das pessoas tanto a nível pessoal como profissional. Assim sendo, é de grande significância que, agora, mais que nunca haja uma adaptação à “nova realidade” pandémica, onde a mudança afetou muitas empresas e a forma como estas funcionavam.

Destaco três características que penso serem essenciais para o bom funcionamento de uma empresa. Confiança. Capacidade de adaptação. Resiliência.

 

- Confiança -

Mostrar e transmitir confiança aos funcionários, incitará neles uma maior segurança uns nos outros, o que melhora o trabalho em equipa e consequentemente, também os resultados da empresa. Quando se trabalha num bom ambiente, em que todos tem um objetivo comum, os resultados são notórios. É também importante que no nosso local de trabalho haja um bom ambiente pois isso terá consequências positivas tanto a nível pessoal como profissional.

Os funcionários devem sentir-se confiantes e dispostos a dar o seu melhor para bem da sua equipa e da organização em que trabalham.

 

- Capacidade de adaptação –

A capacidade de adaptação é sempre importante numa empresa, seja esta de que setor for. Temos em mente, as adaptações a que as empresas se viram sujeitas com a presença da pandemia. Percebeu-se que, não há necessidade de estar num escritório para que os resultados de um funcionário sejam cumpridos, isto é, através de uma boa gestão de tempo é possível que se consiga conjugar a vida profissional e pessoal, mais uma vez, a confiança que um líder mostra para com um funcionário pode também ser importante para que este tenha mais vontade de mostrar as suas capacidades e queira mostrar que mesmo não estando a trabalhar segundo o meio presencial que os resultados podem ser iguais ou até mesmo melhores.

Perante a atual pandemia verificou-se que nem sempre a mudança era o que causava mais medo e desconforto, mas sim, o desconhecido, a incerteza de quando esta fase menos boa irá terminar.O medo de perder o emprego, causou nos trabalhadores uma maior resiliência, o querer mostrar que conseguiam ultrapassar as dificuldades, apesar das adversidades da “nova normalidade”.

 

- Resiliência –

A resiliência entende-se como a capacidade que um indivíduo tem quando tem de lidar com eventuais problemas que possam surgir no dia-a-dia, a sua capacidade de adaptação a mudanças, a superação de adversidades que possam eventualmente aparecer e a capacidade quetem em resistir à pressão de decisões que por ele tenham de ser tomadas.

Note-se que, normalmente, quanto mais alto o cargo desempenhado, maior é a probabilidade de ser resiliente, o que é muito importante pois transmite confiança aos potenciais clientes, no entanto, é importante que nunca sejam esquecidos os esforços e dedicação de todos aqueles que trabalham para que as empresas tenham bons resultados, daí que não seja esquecida a importância que a confiança que se demostra uns pelos outros, independentemente do cargo desempenhado dentro da empresa, pois todos trabalham para um bem, o sucesso da mesma. Os trabalhadores não devem ser vistos como um meio para atingir um fim, mas sim, como parte integrante do “puzzle”.

Estas características estão presentes no perfil do candidato Paulo Portela, empresário com experiência e a escolha do PSD de Baião para liderar as eleições autárquicas no próximo mês de outubro de 2021.

Vimos nele aquilo que pensamos ser o perfil de um bom líder, apaixonado por aquele que é o seu concelho, Baião, e com uma visão posta no futuro. Um futuro em que Baião será um exemplo no país. “Vamos, juntos, fazer bem e diferente”, e para tal, devemos “Pensar, planear, criar um futuro melhor”.

 

Margarida Carvalho

JSD Baião

Comentar notícia:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.