Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BAIÃO CANAL | Jornal N.º 18 - Outubro 2021

BAIÃO CANAL | Jornal N.º 18 - Outubro 2021

INFORMAÇÃO | Censos 2021: Processo arranca já no dia 5 de abril e as resposta devem ser submetidas entre o dia 19 de abril e 5 de maio

INE está a recrutar 11 mil recenseadores para fazer os "Censos 2021"Nunca abra a porta a desconhecidos!

Todas as pessoas envolvidas nos trabalhos de recolha junto da população são do conhecimento das respetivas Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais e estão munidas de um documento específico de identificação (indicando as funções que exercem nos CENSOS 2021).

Informamos que já estão em curso as ações de preparação para o XVI Recenseamento Geral da População e o VI Recenseamento Geral da Habitação, abreviadamente designados por CENSOS 2021 e cuja realização surge após uma rigorosa análise e avaliação da viabilidade por parte do Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE) que definiu um Plano de Contingência de modo a garantir a qualidade da execução dos CENSOS 2021 e acautelar os riscos para a população e estrutura de recolha que a operação comporta no atual contexto epidemiológico.

Este ano, o Plano de Contingência para os CENSOS 2021 inclui, entre outras medidas, uma estratégia que reforça a opção pela recolha de informação através da internet. O Processo de Recolha inicia-se com a distribuição pelos Recenseadores de uma carta, entre o dia 5 e 18 de abril, com um código e password únicos em todos os alojamentos habitacionais do território nacional, para resposta preferencial através da internet. Os Recenseadores para além da distribuição das cartas prestarão todas as informações e apoio necessário ao seu preenchimento.

Entre os dias 19 de abril e 5 de maio, é necessário responder às questões no portal através de um dispositivo com acesso à internet. No final, é só selecionar “Entregar”.

Este Plano de Contingência assenta nas seguintes linhas gerais:

  • Uma estratégia que reforça a opção pela resposta aos Censos através da Internet, com apoio à população através de uma linha telefónica, permitindo uma abordagem de resposta fácil, segura e rápida para os cidadãos. No atual contexto epidemiológico este modo de resposta reveste-se ainda de maior relevância, tendo também em conta que anula ou reduz ao indispensável os contactos, em número e duração, entre recenseadores e a população.
  • possibilidade da resposta telefónica, dirigida essencialmente a grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial, nomeadamente por razões de saúde pública;
  • O reforço dos mecanismos de controlo do trabalho de campo e de validação da informação recolhida num contexto de crise pandémica, nomeadamente através da integração de informação administrativa;
  • O cumprimento de um Protocolo de Saúde Pública para a preparação e execução dos Censos 2021 no âmbito da pandemia COVID-19 (versão de 12/03/2021) que permite assegurar a aplicação das normas sanitárias estabelecidas pelas autoridades de saúde. Este protocolo segue as orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde (DGS) e integra recomendações específicas para a preparação e realização da operação censitária, estando sujeito a atualização em função das orientações tutelares e das autoridades de saúde, tendo em conta a evolução da situação epidemiológica.

A participação da população nestes recenseamentos, para além de obrigatória nos termos da legislação, é, sobretudo, um direito de cidadania e um ato cívico fundamental para o conhecimento do País e para a implementação de políticas publicas e privadas adequadas aos seus interesses e necessidades.

Todas as informações sobre os CENSOS 2021 estão disponíveis em www.censos.ine.pt
Qualquer informação adicional poderá ser solicitada desde já através do endereço eletrónico censos2021@ine.pt 

Conheça o Programa de Ação para os Censos 2021 onde apresentamos a visão integrada das principais atividades a desenvolver no âmbito da operação censitária, as linhas de orientação em matéria de variáveis a observar, os programas de comunicação e difusão e os principais vetores do Plano de Contingência para a realização dos Censos 2021 no âmbito da COVID-19.

Censos 2021: Programa de Ação dos Censos 2021 (pdf)

Censos 2021: Kit de materiais de comunicação (zip)

Censos 2021: Os Censos vão às escolas  (zip)

Legislação

Os Censos são enquadrados por legislação nacional e internacional.

Consulte aqui toda a informação:

Comentar notícia:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.