Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BAIÃO CANAL | Jornal N.º 6 - Abril 2021

BAIÃO CANAL | Jornal N.º 6 - Abril 2021

“ISTO NÃO É UM PAÍS, ..." | Natércia Teixeira

nater.jpg

“Isto não é um país, é um sítio e ainda por cima, mal frequentado!”

Almada Negreiros nasceu há quase 128 anos, desconheço o contexto em que proferiu esta citação e não acredito que lhe ocorresse que, quase um século passado, ela fosse a legenda perfeita para esta imagem e para a situação de que falo.

Um amigo, com um sentido de humor muitíssimo apurado e muito lúcido, disse-me uma vez, que o problema da humanidade era o frigorifico.

Não consegui assimilar de imediato o alcance da brincadeira nem a seriedade da afirmação, mas, no decorrer da conversa, compreendi o quanto ele estava certo.

Foi indiscutivelmente, a partir do momento que nos tornamos capazes de acumular que nos tornamos avaros e foi nesse ponto que perdemos o bom senso e a noção dos limites.

Foto

É incompreensível que, em pleno século XXI, sejamos confrontados com imagens como esta, é indesculpável que isto tenha sido possível e vergonhoso que pessoas supostamente educadas tenham atitudes que roçam a barbárie.

Os dezasseis energúmenos que por desequilíbrio emocional, por ganância e desumanidade tiraram a vida a 540 animais, não vão ter nenhuma epifania que os faça entender a miséria de seres humanos que são. Cabe-nos, portanto, a responsabilidade de nos mobilizarmos, criarmos grupos de pressão e fazermos escolhas políticas conscientes que espelhem a vontade dos muitos que querem ver efetivadas alterações a leis completamente anacrónicas.

Este é um caso em que nem tudo o que é legal está certo.

Este é um caso em que a vergonha me rouba as palavras.

Como disse, desconheço as circunstâncias em que o nosso ilustre artista plástico e escritor proferiu tais palavras mas, seguramente, o sentimento que as motivou é o mesmo.

Arrisco dizer que assim, isto não é um mundo, é um sítio e ainda por cima, imundo!

Natércia Teixeira

Comentar notícia:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.