Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BAIÃO CANAL | Jornal N.º 19 - Novembro 2021

BAIÃO CANAL | Jornal N.º 19 - Novembro 2021

BAIÃO CANAL | À CONVERSA COM: Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Baião, José Carvalho

Como é do conhecimento geral, a maioria das respostas sociais prestadas em Portugal depende de Instituições como a Santa Casa da Misericórdia e de um vasto número de Instituições Particulares de Solidariedade Social.

A situação atual de pandemia e a consequente crise social e económica, bem como as situações provocadas pelo desemprego, colocam às instituições sociais novos desafios, obrigando-as a readaptar-se e a procurar novas soluções para responder às inúmeras necessidades e carências das pessoas, que são cada vez maiores.

Por isso, o Baião Canal/Jornal esteve à conversa com o senhor Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Baião, José Manuel Carvalho, conversa esta a que poderá assistir, na integra, no vídeo apresentado em baixo. 

Iremos prosseguir este ciclo de conversas e de entrevistas, no sentido de conhecer e dar a conhecer a realidade social e económica de Baião e as instituições e seus dirigentes que visam responder às mais diversas necessidades e carências do Concelho de Baião. 

Baião Canal/Jornal  agradece a disponibilidade da Santa Casa da Misericórdia de Baião e em particular ao senhor Provedor, por nos ter recebido e proporcionado esta entrevista, no sentido de darmos a conhecer melhor as Instituições Sociais e a realidade social de Baião.

Baiao_Canal_Entrevista Santa Casa Misericórdia 2021

 

Pode ser uma imagem de texto que diz "Santa Casa Misericórdia de Baião"

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Baião, foi fundada no dia 22 de fevereiro de 1933. É uma corporação perpétua de assistência e utilidade pública. De personalidade jurídica canónica e civil, a Misericórdia de Baião, bem cedo se organizou com o fim específico de praticar obras de misericórdia “corporais e espirituais”, gozando de autonomia administrativa e da confiança dos seus benfeitores.

A Santa Casa da Misericórdia de Baião integra-se na União das Misericórdias Portuguesas (UMP), união esta que foi criada em 1976 para orientar, coordenar, dinamizar e representar as Santas Casas de Misericórdia, defendendo os seus interesses e organizando serviços de interesse comum.

Relatório de Actividades e Contas de Gerência 2021

Poderá concultar aqui os documentos

01. Relatório de Actividades;

02. Contas de Gerência relativos ao ano de 2020

 

Colaboradores

Na Santa Casa da Misericórdia de Baião trabalham cerca de 100 funcionários divididos pelas suas valências:

 

Hospital da Misericórdia e Clínica da Misericórdia

 

Misericórdia de Baião homenageia "irmãos fundadores" em dia de aniversário  - A Verdade

De acordo com os princípios orientadores, a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Baião, iniciou as suas actividades pela “construção, sustentação e administração” do Hospital, que abriu as suas portas aos doentes em 1 de Janeiro de 1957. Destinado, especialmente, ao tratamento gratuito de todos os enfermos, indigentes e desvalidos e por socorrer os irmãos pobres no seu domicílio.

 

Clínica da Misericórdia

Onze anos após a nacionalização do Hospital, a Misericórdia regressa à área da saúde, ao implementar em 1995 uma Clínica Médica com diversas especialidades clínicas, bem como um Centro de Medicina Física e de Reabilitação, colmatando assim uma grave carência do Concelho e da sua população.

 

Lar de São Bartolomeu

 

Nenhuma descrição de foto disponível.

Com a nacionalização do seu Hospital em 1974, a Misericórdia de Baião, incidiu o seu raio de acção no apoio e protecção à população idosa e dependente do concelho. Tendo como objectivo prioritário aumentar e melhorar os serviços prestados, esta Misericórdia inaugurou em 1 de Dezembro 1987 um Lar de Idosos com capacidade para 65 camas. Pretendia-se com a criação desta valência, contribuir para a melhor integração da população idosa num novo espaço social, na defesa e promoção dos seus direitos, sendo o idoso encarado na sua vertente mais global, isto é, como total agente de direitos e deveres, nas diferentes áreas que ocupa, quer seja na Saúde, Segurança Social, Actividades de Vida Diária e lazer. 

 

Centro de Actividade Ocupacionais de Chavães (veja este vídeo)

Em relação às pessoas com deficiência, a Misericórdia implementou em Outubro de 1995 um Centro de Actividade Ocupacionais (C.A.O.), dirigido a jovens e adultos portadores de deficiência grave e/ou profunda.

 

Centro de Formação Profissional

Posteriormente, veio implementar um Centro de Formação Profissional em Setembro de 1997, dirigido a jovens e adultos portadores de deficiência mental, sensorial ou motora, ligeira ou moderada ou ainda evidenciando dificuldades intelectuais e de integração.

 

Lar de Santa Marinha do Zêzere

 

Pode ser uma imagem de roupa exterior

Em 17 Dezembro de 2001 inaugurou um Lar de Idosos em Santa Marinha do Zêzere. Mais tarde, implementou a valência do Apoio Domiciliário, da qual saíram dois protocolos com a Segurança Social: um para Apoio Domiciliário Tradicional e um para Apoio Domiciliário Localizado.

 

Rendimento Social de Inserção

No dia 1 de Abril de 2005, esta Instituição assinou um protocolo com a Segurança Social, no âmbito do Rendimento Social de Inserção (RSI), com o objectivo de acompanhar os beneficiários da medida, através da elaboração de programas de inserção.

 

Contrato Local de Desenvolvimento Social

Em 10 de Abril de 2007, assinou um Protocolo tripartido com o Instituto da Segurança Social e a Câmara Municipal de Baião, para a concretização do Programa CLDS (Contrato Local de Desenvolvimento Social), projecto pioneiro no País, que visa a promoção da inclusão social dos cidadãos através de acções cujo objectivo é o combate à pobreza e exclusão social em territórios deprimidos.

 

Centro de Actividades Ocupacionais de Mesquinhata

Valencias da Freguesia de Uniao das Freguesias de Baiao Santa Leocadia e  Mesquinhata - Valências e Equipamentos - Freguesias de Portugal

No dia 24 de Maio de 2007, no âmbito do Programa PARES, assinou o contrato de comparticipação financeira com o Instituto da Segurança Social, com vista à construção de um novo Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) na freguesia de Mesquinhata, para cidadãos com deficiência do Concelho de Baião, inaugurado no dia 19 de Julho de 2009.

 

Cuidados Continuados

Cozinha Centralizada

Lavandaria Centralizada

 

APOIO DOMICILIÁRIO TRADICIONAL

O Serviço de Apoio Domiciliário Tradicional da Santa Casa da Misericórdia de Baião, presta apoio a 25 utentes, e é orientado por uma Técnica de Serviço Social.

Os serviços prestados por esta valência, prendem – se com quatro eixos:

  • Alimentação
  • Tratamento de roupas
  • Higiene Pessoal
  • Higiene Habitacional

APOIO DOMICILIÁRIO LOCALIZADO

O Apoio Domiciliário localizado é um serviço atípico, protocolizado com a Segurança Social, que dá resposta a 8 utentes nas suas residências, e é acompanhado por uma Técnica de Serviço Social.

Os serviços prestados no domicílio são os seguintes:

  • Alimentação
  • Tratamento de roupas
  • Higiene Pessoal
  • Higiene Habitacional
  • Acompanhamento a consultas

 

Colaborações

Procurando contribuir, com os seus equipamentos e valências, para a satisfação das reais necessidades do Concelho, a Misericórdia de Baião tem vindo a colaborar estreitamente com diversas instituições congéneres, governamentais, ou de interesse público.

 

Associações/Parcerias

A Santa Casa da Misericórdia de Baião é membro fundador da União das Misericórdias Portuguesas, é associada da Rede Europeia Anti-Pobreza (R.E.A.P.N.), Cooperativa Dólmen, e mantém acordos de cooperação com diversos organismos governamentais, nomeadamente: Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, Ministério da Saúde e Instituto de Emprego e Formação Profissional (I.E.F.P.). Colabora também com a AMI e Banco Alimentar nas suas diversas iniciativas e actividades.

 

Comentar notícia:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.